dsc01569

O vereador José Mendonça (PDT), presidente da Câmara Municipal, fez uso da tribuna onde discursou em homenagem à todas as mulheres guairenses.

Mendonça lembrou todas as lutas das mulheres na sociedade.

Acompanhe o discurso do vereador:
“Nobres vereadores, população de Guaíra e ouvintes da rádio SEFE FM, boa noite.

Utilizo esta tribuna para prestar uma singela homenagem a todas as mulheres guairenses em razão da comemoração do Dia Internacional da Mulher no próximo domingo, dia 8 de março.

Antes de falar da Mulher hoje, preciso destacar que para existir esta data de reconhecimento da importância da mulher na sociedade foi preciso muita dor e sofrimento.

Caros vereadores, temos de lembrar que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.  Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Hoje esta data é lembrada devido às várias conquistas das mulheres em nossa sociedade. E, por estes e vários exemplos de lutas e perseverança temos que reverenciá-las todos os dias, não somente no dia 8 de março.

E, como forma de homenageá-las, gostaria de relembrar da minha querida mãe, Maria Medeiros de Mendonça que orientou os meus passos e junto a meu pai me fez um homem ciente de minhas responsabilidades perante a sociedade. Quero aqui, também fazer minha homenagem a mãe de meus filhos, Magda pela dedicação na educação de nossas crianças, que hoje já são adultos e responsáveis. À minha querida filha Maira uma das principais razões do meu viver, todo meu carinho e admiração.

Quando digo que a população está muito bem representada nesta Câmara Municipal, tenho que dizer que hoje contamos com duas mulheres, as vereadoras Cida Armani e Maurilia Landim, que emprestam toda sensibilidade da mulher guairense para as decisões dos demais vereadores. E, não poderia deixar de enaltecer a nossa querida Marlene, que trata a todos nós com muito carinho, a Francieli e a Tainara, que que são sempre atenciosas.

Quero aqui, prestar homenagem a todas as mulheres de nossa cidade de GUAÍRA.

Que nosso trabalho aqui na Câmara possa representar qualidade de vida para suas famílias”.